O Grupo de Estudos de Teatro de Sombras dedica-se a pesquisar linguagens e formas de treinamento e criação para o Teatro de Sombras contemporâneo. É um grupo de estudos associado ao GEAC, Grupo de Estudos e Investigações Sobre Criação e Formação em Artes Cênicas (GEAC), criado no Curso de Teatro da Universidade Federal de Uberlândia.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Estudos de criação e técnica - reflexões em tempos de greve...

O blog se encontra bastante desatualizado. Desde o final dos encontros do primeiro semestre, algumas diretrizes de trabalho foram reajustadas, e contamos com a boa notícia da aceitação da bolsa de Iniciação Científica para a Letícia Alvares, entre outras notícias.

No momento, o trabalho do grupo tem acontecido em três frentes:
  • O trabalho de criação e estudo de métodos de trabalho com a sombra corporal;
  • a busca do desenvolvimento, com a colaboração de funcionários e professores do Curso de Engenharia (UFU);
  • A busca por meios de viabilização da ida de integrantes do grupo para o Seminário de Estudos de Teatro de Formas animadas em Jaraguá do Sul.

Por hora, o blog registrará questões e resultados da primeira das três etapas. Esperemos que em breve haja boas notícias acerca do avanço das etapas restantes.

Os últimos encontros foram dedicados a produzir fragmentos de cenas que pudessem servir de matriz para discussões e desenvolvimento do trabalho. Foi discutida e acertada que a metodologiua de trabalho seguiria a crença de que não é possível estudar processos de criação teatral sem que se esteja de alguma forma angajado num processo de criação. Assim sendo, foi escolhido o tema do teatro de Grand-Guignol, um teatro de terror e violência surgido na Paris da segunda metade do sécuko XIX, e a partir do levantamento dos seus eixos temáticos, levantar cenas emn duas etapas, sendo a primeira de improviso sobre a tela de temas gerais, escolhidos a cada sessão de trabalho; e a segunda etapa de decupagem, seleção e apresentação de cenas a partir das idéias reunidas na etapa de improvisação.

Após dois encontros (14 e 21 de agosto) onde foram trabalhados, respectivamente, os temas de perseguição e assassinato, passamos a criar as cenas e trabalhar sobre elas. Acordou-se que para os encontros seguintes seria mais produtivo suspendermos o trabalho de improvisação devido à quantidade de material levantado, e ao grande trabalho necessário para levantar e aprimorar as cenas iniciais.

Percebeu-se o quanto os recursos e efeitos expressivos propostos pelas cenas possuem de estímulo para trabalho e reflexão, acerca dos temas de eleição de cada um de nossos integrantes.

Portanto, paro agora de falar. Estão publicados abaixo os vídeos com apresentações das cenas feitas na sessão de trabalho de 04 de setembro. Vamos usar os comentários para nossas considerações e organizar nossos pensamentos e materiais para os artigos, banners, oficinas, espetáculos e projetos que virão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário