O Grupo de Estudos de Teatro de Sombras dedica-se a pesquisar linguagens e formas de treinamento e criação para o Teatro de Sombras contemporâneo. É um grupo de estudos associado ao GEAC, Grupo de Estudos e Investigações Sobre Criação e Formação em Artes Cênicas (GEAC), criado no Curso de Teatro da Universidade Federal de Uberlândia.

domingo, 25 de março de 2012

2° Encontro Grupo de Estudos de Teatro de Sombras [13/03/2012]

O segundo encontro do grupo de estudos foi na verdade nosso primeiro encontro de 2012 com atividade prática, para nooossssaaa alegriaaa. Apesar da ausência de nosso querido Mario Piragibe conduzimos normalmente o encontro como planejado na última reunião, contando com a presença de Welerson Filho, Valéria Gianechini e Letícia Mariano.

No primeiro momento realizamos um breve aquecimento tendo como foco do trabalho as articulações tanto do eixo central (coluna vertebral) quanto dos membros periféricos (braços e pernas). Essa atenção para as articulações se faz necessária pois é um dos princípios básicos para se compreender a gramática corporal recheada de escalas corporais extremamente codificadas estruturadas por Decroux, elegido por Eugênio Barba como o único mestre europeu a elaborar um sistema de regras semelhante às de uma tradição oriental. Também foram trabalhados princípios do equilíbrio 'instável'/'precário' com o intuito de potencializar o estado de presença do ator.

Em seguida passamos por alguns andares básicos propostos pela MCD (Mímica Corporal Dramática), levando a atenção para o contato do pé com o solo, complementando o trabalho de equilibrio feito anteriormente e nos municiando de elementos da linguagem para serem experimentados com as sombras.

Aquecidos realizamos o simples exercício de observar sua sombra. As únicas instruções dadas as atrizes é que não perdessem sua sombra de vista e nunca deixassem que sua sombra encostasse em outra. Com a fonte de luz fixa projetando as sombras das atrizes na parede, apareciam em diversos momentos elementos das escalas corporais e qualidades de movimento que trabalhamos em encontros anteriores. As movimentações tendiam para pequenos e médios movimentos corporais, resultando projeções com movimentação de mesma qualidade com "silhuetas corporais interiças" (Ex: na imagem ao lado) em praticamente toda a improvisação.

Prosseguindo o exercício foi proposto as atrizes uma regra adicional: Uma das sombras deveria ser pequena e a outra grande. Esse exercício teve como objetivo permitir as atrizes experimentarem, em jogo, a relação espacial de seu corpo com a fonte luminosa (lanterna) e de seu corpo com a área de projeção (tela, no caso a parede). Observei que diferentemente da parede aonde as atrizes tinham uma relação espacial de pequena e média distância para a fonte de luz essa relação espacial era sempre de grande para média. Em nenhum momento elas tiveram uma maior aproximação da fonte, o que pode ter acontecido em função de estarem seguindo a regra de nunca tirar os olhos da sombra, o que as deixava de costas para a fonte durante quase toda experimentação. Como no exércicio anterior os movimentos eram curtos ou médios, tendendo para movimentos cotidianos e objetivos. A dinâmica de jogo, devido a última regra estabelicidade, aumentou instaurando fortemente relações de poder devido a diferença de tamanho das sombras. A movimentação ficou ainda mais intensa quando a fim da experimentação o foco de luz tornou-se móvel, o que instensificou ainda mais a dinâmica de jogo permitindo também uma narrativa menos linear.


Após um breve intervalo para água e comentários retomamos o trabalho com escalas corporais: inclinação lateral (egipiciano) e rotação. Primeiro trabalhando as articulações isoladamente, depois, somando-as. Em seguida, levamos o trabalho de escalas para a sombra que demonstou-se um excelente auxiliar (ou delatora, hehe) para correção das posições, especialmente na escala lateral. Na escala de rotação a dificuldade aumenta já que o olhar não está direcionado para a sombra. A proposta era que a sombra realizasse as posições de maneira correta, primeiro com a fonte fixa, em seguida, com a fonte em movimento, para que cada vez mais essa relação espacial, fonte-corpo-tela, se afine.

Para finalizar as atividades práticas desse encontro realizamos um improvisação com sombra onde, a príncipio, cada atriz poderia mover uma articulação por vez. Chama a atenção como a simplicidade dos movimentos criam relações que constroem pequenos fio dramatúrgicos, se é que posso assim dizer, deixando cada vez mais evidente para mim a potência expressiva da sombra. A movimentação limpa e precisa também permite a quem está assistindo acompanhar e criar juntamente com as sombras essa narrativa com mais clareza. Em seguida a improvisação tornou-se livre, onde apareceram todos os elementos trabalhados durante os encontros que tivemos. Chamou-me a atenção o quanto os andares da mímica podem ser ricos para o trabalho com sombra.


Encerradas as atividades práticas, partimos para os comentários sobre os textos lidos. (daqui a pouco posto sobre xD)

Vou escrever um paragráfo de conclusão depois ok? kkkk Também vou organizar e adicionar o fichamento em breve.

Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário