Estiveram presentes a esse encontro: Mario Piragibe, Welerson Freitas Filho, Valéria Gianechini e a nova integrante do grupo, Letícia Mariano. Dsicutimos sobre o fato de o trabalho permanecer centrado em encontrarmos princíos de treinamento e criação para o trabalho a partir da sombra corporal, tendo como referial de trabalho os princípios de trabalho e entendimento do corpo de Etienne Decroux e os fundamentos de trabalho da ator no teatro de animação, como são encontrados nas discussões de autores como Valmor Nini Beltrame, Paulo Balardim e Steve Tillis. Reconhecemos também no trabalho da Cia. Lumbra uma forte referência.
Para este ano decidimos que nossas frentes de trabalho serão duas, a saber:
Treinamento e criação, que consta das seguintes etapas de trabalho:
1. treinamento físico a partir dos princípios de operação das referências mencionadas (Decroux, o ator no teatro de animação);
2. elaboração de sessões de trabalho e treinamento para se desdobrarem em oficinas a serem oferecidas;
3. Pesquisas para iniciar um trabalho de criação (provavelmente a partir de um conto a ser escolhido).
Reflexão, que se desdobra como segue:
1. Leitura e discussão de bibliografia levantada
2. Produção de escrita acerca dos materias estudados, tanto nas sessões de trabalho prático quanto nas de trabalho reflexivo.
A estutura básica do trabalho a ser realizado em nossos encontros será a seguinte:
1. Aquecimento físico;
2. Treinamento de fundamentos psico-técnicos;
3. Trabalho de criação e aplicação com a sombra;
4. Discussão sobre o trabalho e sobre bibliografia sugerida.
As metas de trabalho para o ano serão as seguintes:
Março, abril e maio
* Treinamento físico e técnico;
* Levantamento e aplicação de princípios de trabalho apontados nas dissertações sobre o tema de Fabiana Lazzari e Emerson Nascimento;
* Experimentação e criação livres com sombra corporal;
* Leitura e discussão de bibliografia básica;
Junho
* Trabalhos dos três meses anteriores;
* Criação e ensaio de cenas curtas.
Julho
* Recesso;
* Leituras recomendadas
Agosto
* Treinamento físico e técnico
* Aprofundamento e registro de resultados de material reflexivo;
* Preparação de material para participação no Festival e Seminário de Jaraguá do Sul;
* Início dos trabalhos de criação artíca a partir de tema escolhido.
Setembro, outubro, novembro
* Treinamento físico e técnico
* Trabalhos de criação artística a partir de tema escolhido;
* Escrita de artigos e ensaios.
Dezembro
* Planejamento de trabalho para 2013.
Bibliografia básica:
BALARDIM, Paulo. Relações de vida e morte no teatro de
animação. Porto Alegre: Edição do autor, 2004.
BARBA, Eugenio &
SAVARESE, Nicola (orgs.). A arte secreta
do ator. Dicionário de antropologia teatral. Tradução Luiz Otávio Burnier
(sup.). São Paulo-Campinas: HUCITEC: UNICAMP, 1995.
BELTRAME Valmor. Animar o inanimado: a formação profissional
no teatro de bonecos. 2001. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) –
Departamento de Artes Cênicas (CAC), Escola de Comunicação e Artes (ECA),
Universidade de São Paulo (USP), São Paulo.
BELTRAME, Valmor Nini (org.). Teatro de sombras: técnica e linguagem. Florianopolis: CEART/UDESC, 2005.
BONFITTO, Mateo. O ator compositor. São Paulo: Perspectiva, 2002. (estudos; 177).
BURNIER, Luís Otávio. A arte de ator: da técnica à representação. 2a. ed. Campinas: Unicamp, 2002.
CASATI, Roberto. A descoberta da sombra. tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Cia. Das Letras, 2001. LAZZARI DE OLIVEIRA, Fabiana. Alumbramentos de um corpo em soimbras: o ator da Companhia Teatro Lumbra de Animação. 2011. Dissertação (Mestrado em Teatro) - CEART, UDESC, Santa Catarina.
LECOQ, Jacques. O corpo poético. Uma pedagogia da criação teatral. tradução de Marcelo Gomes. São Paulo: SENAC SP/SESCSP, 2010.
NASCIMENTO, Emerson Cardoso. A (re) descoberta da sombra: experiência realizada com edicadores na cidade de Imbituba - SC. 2011. Dissertação (Mestrado em Teatro) - CEART, UDESC, Santa Catarina.
ROMANO, Lucia. O teatro do corpo manifesto: teatro físico. São Paulo: Perspectiva, 2008. (debates; 301).
TILLIS, Steve. Towards an aesthetics of the puppet: puppetry as a theatrical art.
New York: Greenwood Press, 1992.
As próximas postagens serão relatos das sessões de trabalho e discussão, com fotos, vídeos e outros materiais que possam ajudar a registrar o andamento do trabalho e aprofundar as discussões online. Espero que o formato e dinâmica de postagens evolua para além dessa introdução acadêmica e esquemática.
Os comentários do blog estão abertos.
Foram pedidas para o encontro seguinte as leituras:
ResponderExcluirPrimeiro capítulo da dissertação da Fabiana Lazzari;
O conto "O homem de areia", de E.T.A. Hoffman