O Grupo de Estudos de Teatro de Sombras dedica-se a pesquisar linguagens e formas de treinamento e criação para o Teatro de Sombras contemporâneo. É um grupo de estudos associado ao GEAC, Grupo de Estudos e Investigações Sobre Criação e Formação em Artes Cênicas (GEAC), criado no Curso de Teatro da Universidade Federal de Uberlândia.

sábado, 24 de março de 2012

O primeiro encontro do Grupo de Estudos de Teatro de Sombras de 2012 aconteceu no dia 5 de março, na sede da Trupoe de Truões. Foi um encontro para acertarmos as metas e métodos de trabalho para o ano, entendendo como nosso trabalho será organizado e feito.

Estiveram presentes a esse encontro: Mario Piragibe, Welerson Freitas Filho, Valéria Gianechini e a nova integrante do grupo, Letícia Mariano. Dsicutimos sobre o fato de o trabalho permanecer centrado em encontrarmos princíos de treinamento e criação para o trabalho a partir da sombra corporal, tendo como referial de trabalho os princípios de trabalho e entendimento do corpo de Etienne Decroux e os fundamentos de trabalho da ator no teatro de animação, como são encontrados nas discussões de autores como Valmor Nini Beltrame, Paulo Balardim e Steve Tillis. Reconhecemos também no trabalho da Cia. Lumbra uma forte referência.

Para este ano decidimos que nossas frentes de trabalho serão duas, a saber:

Treinamento e criação, que consta das seguintes etapas de trabalho:

1. treinamento físico a partir dos princípios de operação das referências mencionadas (Decroux, o ator no teatro de animação);
2. elaboração de sessões de trabalho e treinamento para se desdobrarem em oficinas a serem oferecidas;
3. Pesquisas para iniciar um trabalho de criação (provavelmente a partir de um conto a ser escolhido).

Reflexão, que se desdobra como segue:

1. Leitura e discussão de bibliografia levantada
2. Produção de escrita acerca dos materias estudados, tanto nas sessões de trabalho prático quanto nas de trabalho reflexivo.

A estutura básica do trabalho a ser realizado em nossos encontros será a seguinte:

1. Aquecimento físico;
2. Treinamento de fundamentos psico-técnicos;
3. Trabalho de criação e aplicação com a sombra;
4. Discussão sobre o trabalho e sobre bibliografia sugerida.

As metas de trabalho para o ano serão as seguintes:

Março, abril e maio
* Treinamento físico e técnico;
* Levantamento e aplicação de princípios de trabalho apontados nas dissertações sobre o tema de Fabiana Lazzari e Emerson Nascimento;
* Experimentação e criação livres com sombra corporal;
* Leitura e discussão de bibliografia básica;

Junho
* Trabalhos dos três meses anteriores;
* Criação e ensaio de cenas curtas.

Julho
* Recesso;
* Leituras recomendadas

Agosto
* Treinamento físico e técnico

* Aprofundamento e registro de resultados de material reflexivo;
* Preparação de material para participação no Festival e Seminário de Jaraguá do Sul;
* Início dos trabalhos de criação artíca a partir de tema escolhido.

Setembro, outubro, novembro
* Treinamento físico e técnico

* Trabalhos de criação artística a partir de tema escolhido;
* Escrita de artigos e ensaios.

Dezembro
* Planejamento de trabalho para 2013.

Bibliografia básica:


BALARDIM, Paulo. Relações de vida e morte no teatro de animação. Porto Alegre: Edição do autor, 2004.
BARBA, Eugenio & SAVARESE, Nicola (orgs.). A arte secreta do ator. Dicionário de antropologia teatral. Tradução Luiz Otávio Burnier (sup.). São Paulo-Campinas: HUCITEC: UNICAMP, 1995.
BELTRAME Valmor. Animar o inanimado: a formação profissional no teatro de bonecos. 2001. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) – Departamento de Artes Cênicas (CAC), Escola de Comunicação e Artes (ECA), Universidade de São Paulo (USP), São Paulo.
BELTRAME, Valmor Nini (org.). Teatro de sombras: técnica e linguagem. Florianopolis: CEART/UDESC, 2005.
BONFITTO, Mateo. O ator compositor. São Paulo: Perspectiva, 2002. (estudos; 177).
BURNIER, Luís Otávio. A arte de ator: da técnica à representação. 2a. ed. Campinas: Unicamp, 2002.
CASATI, Roberto. A descoberta da sombra. tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Cia. Das Letras, 2001. 
LAZZARI DE OLIVEIRA, Fabiana. Alumbramentos de um corpo em soimbras: o ator da Companhia Teatro Lumbra de Animação. 2011. Dissertação (Mestrado em Teatro) - CEART, UDESC, Santa Catarina.
LECOQ, Jacques. O corpo poético. Uma pedagogia da criação teatral. tradução de Marcelo Gomes. São Paulo: SENAC SP/SESCSP, 2010.
NASCIMENTO, Emerson Cardoso. A (re) descoberta da sombra: experiência realizada com edicadores na cidade de Imbituba - SC.  2011. Dissertação (Mestrado em Teatro) - CEART, UDESC, Santa Catarina.
ROMANO, Lucia. O teatro do corpo manifesto: teatro físico. São Paulo: Perspectiva, 2008. (debates; 301).

TILLIS, Steve. Towards an aesthetics of the puppet: puppetry as a theatrical art. New York: Greenwood Press, 1992.

As próximas postagens serão relatos das sessões de trabalho e discussão, com fotos, vídeos e outros materiais que possam ajudar a registrar o andamento do trabalho e aprofundar as discussões online. Espero que o formato e dinâmica de postagens evolua para além dessa introdução acadêmica e esquemática. 

Os comentários do blog estão abertos.


Um comentário:

  1. Foram pedidas para o encontro seguinte as leituras:
    Primeiro capítulo da dissertação da Fabiana Lazzari;
    O conto "O homem de areia", de E.T.A. Hoffman

    ResponderExcluir