O Grupo de Estudos de Teatro de Sombras dedica-se a pesquisar linguagens e formas de treinamento e criação para o Teatro de Sombras contemporâneo. É um grupo de estudos associado ao GEAC, Grupo de Estudos e Investigações Sobre Criação e Formação em Artes Cênicas (GEAC), criado no Curso de Teatro da Universidade Federal de Uberlândia.

terça-feira, 12 de junho de 2012

Encontro do dia 22 de maio de 2012

Postagem escrita por Valeria Ginaechini


Hoje em nosso grupo de estudos estavam presentes Victor Rodrigues, Welerson, Valéria Gianechini, Mario Piragibe e um novo e querido membro Gétulio Goes.
Falamos sobre o conceito de Ideograma (visualidade e discursividade juntas!) e quanto este se aproxima da qualidade que pretendemos alcançar com a pesquisa de sombras corporais.
Sobreposições de imagens que permitam que o leitor faça sua própria interpretação.
Conversamos sobre os ingredientes dos ViewPoints de Anne Bogart que podem colaborar neste processo de criação/invenção de nossos métodos.
Definimos como importante referencia os textos de Will Eisner sobre quadrinhos. Onde imagem e texto são equivalentes.
Ao invés de dramaturgia da sombra Mario sugere que pensemos em discurso da sombra. Criar uma dramaturgia a partir dos recursos discursivos.
Em seguida assistimos a uma animação trazida por Getúlio.
No momento prático do encontro partimos para uma experimentação com o foco estático no qual cada um experimentava uma “dança” na sombra. Exercício que evoluiu posteriormente para presença de mais uma pessoa próxima a fonte e também com foco móvel.
Algumas questões surgiram:
Como recordar o que se fez em prol de um determinado efeito na sombra? O que é necessário para alcançar isto?
É possível realizarmos uma seleção (de partituras, movimentos, gestos)? Como faremos isto?
Acessar a memória não nos parece suficiente já que o nosso primeiro referencial é a imagem na tela.
Portanto compreendemos que existe aqui uma necessidade de decodificar o que fazemos. (Projeção + Controle Físico + treinamento do olhar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário