O Grupo de Estudos de Teatro de Sombras dedica-se a pesquisar linguagens e formas de treinamento e criação para o Teatro de Sombras contemporâneo. É um grupo de estudos associado ao GEAC, Grupo de Estudos e Investigações Sobre Criação e Formação em Artes Cênicas (GEAC), criado no Curso de Teatro da Universidade Federal de Uberlândia.

terça-feira, 22 de maio de 2012

Planejamentos e discussões teóricas

O encontro do dia 15 de maio de 2012 foi um encontro com quorum reduzido. De fato, a chuva forte que caiu naquele dia isolou muita gente, e a chegada até o Ponto de Cultura Trupe de Truões não foi fácil. Estavam presentes aquele dia Mario Piragibe, Valéria Gianechini e Welerson Filho.

Resolveu-se então aproveitar a situação para conversarmos mais detidamente acerca dos nossos rumos metodológicos e projetar nossas ações para o restante do ano.

As discussões ocorreram em torno de três frentes de trabalhos principais, a saber: procedimentos de pesquisa, ampliação do referencial teórico e ações de visibilidade e compartilhamento. Os principais pontos em torno desses temas, e que nortearão os trabalhos do grupo serão dispostos em seguida, mas não sem que nossos principais temas de discussão sejam apresentados:


TEMAS/PESQUISAS


- Entendimento de fundamentos poéticos e técnicos do teatro de sombras contemporâneo;
- Estudo desses fundamentos feitos a partir do trabalho com a sombra corporal;
- Treinamento e levantamento de fundamentos de trabalho para o ator no teatro de sombras a partir da gramática gestual desenvolvida por Etienne Decroux para a Mímica Corporal Dramática;
- Treinamento e levantamento de fundamentos de trabalho para o ator no teatro de sombras a partir de princípios gerais de treinamento para o ator no Teatro de Animação, segundo autores como Valmor Beltrame e Paulo Balardim;
- Estudo e experimentação de criação e discursividade em teatro de sombras, suportado por princípios de linguagem do cinema e das histórias em quadrinhos.

Participa ainda das nossas discussões questões relativas ao uso da sombra como linguagem e método de ensino do teatro. No entanto essas discussões ainda se encontram em estágio latente.


PROCEDIMENTOS DE PESQUISA

- Manutenção da rotina de treinamento e experimentação com sombra corporal a partir da gramática gestual de E. Decroux;
- Emprego de fundamentos de trabalho do ator no teatro de animação para experimentação no âmbito da sombra corporal;
- Experimentação com criação de cenas e momentos sobre a tela com vistas a compreender a poética da sombra, bem como para desenvolver cenas demonstrativas de princípios de treinamento e criação;
- Experimentações com criação poética em sombra com vistas a servir de caso para reflexão dos artistas pesquisadores do Grupo.


REFERENCIAL TEÓRICO

Nossa bibliografia se amplia com obras que tratam da discursividade em linguagens artísticas que reconhecemos estabelecer parentesco com a arte da sombra teatral:


EISENSTEIN, Sergei. Dramaturgia da forma do filme. in: A forma do filme. Tradução Teresa Ottoni. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002. pp. 49-71.

EISNER, Will. Quadrinhos e arte sequencial. tradução de Luis Carlos Borges e Alexandre Borges. 4a ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010.

FOUCAULT, Michel. Isto não é um cachimbo.  tradução de Jorge Coli. 4a edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998 (Oficina das artes).
livro disponível online aqui

Dessas obras ressaltamos, entre diversas questões, as noções de ideograma e caligrama, que empregamos para imaginar uma construção dramatúrgica que dispõe signos imagéticos de modo a articular um discurso sequencial, ou de montagem.


AÇÕES DE VISIBILIDADE E COMPARTILHAMENTO


- Produção de material reflexivo com vistas a edição de um caderno de pesquisa com textos de discussões acerca do trabalho da pesquisa;

- Participação no Seminário de Teatro de Formas Animadas de Jaraguá do Sul com apresentação de banners  e demonstrações de trabalho;

- Participação no congresso da ABRACE com publicação de resumo ampliado de artigo e banner acerca da pesquisa;

- Elaboração de cenas e apresentações com a linguagem da sombra para exercício dos levantamentos de pesquisa e  como demonstração de procedimentos de treinamento e poética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário