O Grupo de Estudos de Teatro de Sombras dedica-se a pesquisar linguagens e formas de treinamento e criação para o Teatro de Sombras contemporâneo. É um grupo de estudos associado ao GEAC, Grupo de Estudos e Investigações Sobre Criação e Formação em Artes Cênicas (GEAC), criado no Curso de Teatro da Universidade Federal de Uberlândia.

domingo, 13 de maio de 2012

No escuro?

Encontro do dia 08/05/2012

Bem, após duas semanas retomamos os trabalhos com as presenças de Letícia Mariano, Mario Piragibe, Victor Rodrigues e Welerson Filho. Iniciamos o encontro com uma roda de conversas onde diversas questões foram levantadas:
 
- Linguagens como os quadrinhos e o cinema dialogam com o teatro de sombras?
- E como utilizá-las para nossos trabalhos?
- A sombra triangula?
- Produzir mictórios a lá Du Champ em larga escala pode ser um negócio rentável?
 E por aí vai...
 
 Em seguida, fomos a parte prática que se iniciou com nosso breve aquecimento. Assim que iniciamos os exercícios dos andares, Valéria Gianechini chegou e juntou-se ao trabalho. Experimentamos um pouco de deslocamento com o 'andar base', que se não me engano, é o terceiro andar da mímica. Depois como de praxe, também realizamos a escala corporal lateral de inclinação (egipciana) e a escala de braço.
Para finalizar o primeiro momento de análise de movimento realizamos o 'Pique-sombra'  jogo apresentado pelo Ricardo Augusto no final do ano passado. Expostas as regras iniciamos a brincadeira, de início com o a fonte de luz mais fixa. Porém, com o decorrer foi experimentado a possibilidade do foco mover-se com maior intensidade, dificultando um pouco mais as coisas para os jogadores, hehe.
Partimos para a segunda etapa, improvisação. Com a fonte e a tela posicionadas a regra era: coloque sua sombra para dançar. Com o estímulo sonoro proposto por nosso DJ Piragibe, cada um tinha um período de tempo para fazer sua sombra dançar da maneira que quizesse. Assim, que todos dançaram, um novo comando foi adicionado ao exercício: continuar experimentando movimentos e escolher cinco imagens de sombra que gostou. 
Escolhidas as imagens e apresentadas aos colegas, lemos um trecho de um texto selecionado por mim da tese de Fabiana Lazzari. Após a leitura foi sugerido aos participantes do encontro que utilizando de seus movimentos e do texto como pré-texto, construissem uma pequena cena/exercício cênico de sombras. Para mim, o processo de criação em teatro de sombras, ainda é nublado e cada vez mais me instiga, também, investigar verticalmente maneiras de se chegar a resultados cênicos nessa linguagem. 
Dadas as instruções, o caos se instaurou. E se instaurou para todos. O que é essa bendita dramaturgia da sombra que tanto se fala? Como sair de nossa zona de conforto? O que pode ser feito com as sombras? Perguntas minhas, que durante a avaliação do exercício feita após a apresentação, percebi que eram de todos.
Questões que vão fertilizar e muito nossas cabeças para que continuemos nossas investigações no escuro, xD

Um comentário:

  1. DJ Piragibe está com um programinha novo...
    Aliás, a trilha sonora desse encntro foi Massive Attack e Peter Gabriel.

    ResponderExcluir