O Grupo de Estudos de Teatro de Sombras dedica-se a pesquisar linguagens e formas de treinamento e criação para o Teatro de Sombras contemporâneo. É um grupo de estudos associado ao GEAC, Grupo de Estudos e Investigações Sobre Criação e Formação em Artes Cênicas (GEAC), criado no Curso de Teatro da Universidade Federal de Uberlândia.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Moon - Solo Dance by Yang LiPing

Um solo de dança na sombra. Belíssimo!

http://www.youtube.com/watch?v=ZkLrFpo0lHA&feature=related

Um comentário:

  1. Gostei do video... tem horas que ela parece um desenho de tao mole que o pulso fica! Postei outro video porque achei pertinente depois que vi esse aqui; as sombras que nos viamos na verdade era o recorte direto da dançarina depois do telão. Isso quebra muita coisa que os pensadores do teatro de sombra vinham pensando. O espetacular no teatro de sombra, nao necessariamente, acontece atras do telao ou pelo bloqueio de uma sombra projetada no telao. O video nos demonstra como funciona projetar a luz no telao e a artista apenas dançar na frente do publico! A extrutura fica assim:
    Fonte>telao>objeto>receptor
    E no teatro de sombras convencional, como vinhamos pensando, tinha a extrutura:
    Fonte>objeto>telao>recptor

    Pensando sobre isso vemos que necessariamente a fonte deve vir primeiro, seja ela projetada por traz ou pela frente, e os outros pilares do teatro de sombras vem em seguida nao importando a ordem. O que importa é soma destes fatores e o resultado que vai ser obtido ao chegar no olho do receptor. Isso amplia muito o conceito convencional do teatro de sombras.

    ResponderExcluir