O Grupo de Estudos de Teatro de Sombras dedica-se a pesquisar linguagens e formas de treinamento e criação para o Teatro de Sombras contemporâneo. É um grupo de estudos associado ao GEAC, Grupo de Estudos e Investigações Sobre Criação e Formação em Artes Cênicas (GEAC), criado no Curso de Teatro da Universidade Federal de Uberlândia.

sábado, 7 de abril de 2012

Pra pensar e descontrair

Pessoal eu achei um video muito interessante e gostaria que discutíssemos sobre. O artista nao manipula a imagem ou sombra (ela esta sendo projetada de cima do publico para o telao e se trata de uma animaçao computadorizada), ele nos da a ilusao de que esta realmente lutando com aquela sombra a partir de movimentos bem coreografados e precisos! Ai fica a pergunta:

Quando estamos manipulando a sombra, seja a partir do telao, fonte ou objeto; conseguimos causar um efeito de ilusao. Mas no video ele também esta manipulando nossa percepçao daquela sombra, apenas executando aquela "dança" com ela. Temos pontos em comum entre este video e o teatro de sombra ao qual estamos estudando?

(sei que o prof. Mário ja me passou uma bibliografia a respeito mas nao li porque na epoca eu estava atolado de problemas pessoais e depois a area que me interessou mais nao abrange muito esse lado. Pessoalmente eu acho que temos muito em comum com esse video)
http://www.youtube.com/watch?v=ZmlkmVoPuQA

Um comentário:

  1. Bom, no vídeo, mais forte do que a ilusão e idéia de manipulação da sombra par mim me passa a relação que é criada pela sombra computadorizada e ator/bailarino, que, a propósito, é uma relação que ainda não trabalhamos: a relação da sombra projetada com o ator em cena (apenas trabalhamos relação entre duas sombras projetadas). Mas acho supeeeer interessante da gente trabalhar também mais adiante.

    E nem preciso dizer que o cara é muito bom, hein, dá pra perceber que ele trabalha quase sempre de perfil (não só o ator, como também a sombra projetada) - o que dá uma percepção maior do desenho do corpo e da relação dele com a sombra - a gente ainda pode perceber o foco que foi falado no último encontro, fora a precisão e agilidade nos movimentos (sem torná-los sujos)...

    Muito bom mesmo !

    ResponderExcluir